Abdominoplastia – Lipoaspiração com Abdominoplastia – Mini-Abdominoplastia

Abdominoplastia em Sapiranga: Saiba mais sobre o procedimento, os tipos de abdominoplastia, a recuperação e sua indicação.

A Abdominoplastia é o procedimento onde há remoção do excesso de gordura e de pele localizadas no abdômen do paciente. Na maioria dos casos possibilita a restauração os músculos enfraquecidos ou separados, deixando o perfil abdominal mais suave e tonificado.

Qual a indicação da Abdominoplastia?

Sua indicação  ocorre quando dieta e exercício não ajudam a melhorar o tônus muscular, como em mulheres que tenham tido mais de uma gravidez, e também nos casos em que a pele e o músculo não podem recuperar o seu tônus normal.

Um abdômen liso e tonificado é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, conquistar esse objetivo é muito difícil, mesmo com exercício físico e controle de peso. Inclusive pessoas com peso corporal ideal podem desenvolver um abdômen saliente, frouxo e flácido.

Entre as causas mais comuns de tais ocorrências, podem ser citadas:

  • Gravidez;
  • Envelhecimento;
  • Oscilações significativas no peso;
  • Hereditariedade;
  • Cirurgia prévia;

Quais os resultados que a Abdominoplasta pode oferecer?

  • Contorno abdominal mais suave;
  • Abdômen tonificado e mais proporcional ao seu tipo de corpo e peso.

O inchaço inicial e a impossibilidade de ficar totalmente na vertical até a finalização da cicatrização interna podem fazer com que os resultados não sejam imediatamente percebidos. Em duas ou três semanas haverá a possibilidade de ficar em pé, proporcionando mais confiança e segurança com seu novo perfil.

A Cirurgia do Abdômen

Existem basicamente 3 tipos de cirurgias, as quais variam conforme as alterações anatômicas de cada paciente. Em todas elas, a cicatriz é posicionada na porção mais inferior do abdômen, ficando camuflada por roupas íntimas ou roupas de banho.

A Mini-Abdominoplastia compreende uma incisão mais curta, com descolamento até a cicatriz umbilical. É indicada para pacientes com pouco excesso de pele, localizado apenas abaixo do umbigo.

A Abdominoplastia Clássica compreende uma incisão maior, e o descolamento é completo. Trata-se de um procedimento indicada para pacientes com grandes excedentes cutâneos, tanto acima quanto abaixo do umbigo, mas sem gordura localizada.

A Lipoabdominoplastia é a cirurgia abdominal mais comum. Compreende uma cicatriz longa como a abdominoplastia clássica, mas com descolamento mais reduzido. O grande diferencial do procedimento, é o fato de que há associação com a lipoaspiração, melhorando o contorno corporal do paciente. É indicada para pacientes com significativos excedentes cutâneos, tanto acima quanto abaixo do umbigo, e que também apresentam gordura localizada.

A anestesia pode ser geral ou peridural. Depois de receber a anestesia, o cirurgião irá fazer um corte através do abdômen para abrir a área. Este corte será logo acima da região pubiana.

O cirurgião irá remover o tecido adiposo e a pele solta a partir do meio e seções inferiores do abdômen para torná-lo mais firme e mais liso. Em cirurgias mais complexas, o cirurgião também remove o excesso de gordura e pele (pneuzinhos) dos lados do abdômen. Os músculos abdominais podem ser apertados também.

O cirurgião irá fechar o corte com suturas (pontos), e pode inserir pequenos tubos planos chamados drenos para permitir que o líquido escorra para fora do corte. Estes drenos  são posteriormente removidos.

Uma malha elástica firme será colocado sobre o abdômen.

Para cirurgias menos complicadas, o cirurgião pode usar um endoscópio. Os endoscópios são pequenas câmaras inseridos através da pele por  pequenos cortes, conectados a um monitor de vídeo na sala de cirurgia que permite ao cirurgião ver a área a ser trabalhada. O cirurgião irá remover o excesso de gordura com outras pequenas ferramentas que são inseridos através de outros cortes pequenos. Esta cirurgia é chamado de cirurgia endoscópica.

A Recuperação após a abdominoplastia

O paciente terá um pouco de dor e desconforto por vários dias após a cirurgia. O médico irá prescrever remédios para ajudar a diminuir a dor. Durante a recuperação, descansar com as pernas e quadris dobrados ajudam a reduzir a pressão sobre o abdômen.

O paciente deverá utilizar uma malha elástica semelhante a um cinto entre 2 a ou 3 semanas Atividades extenuantes ou que exijam esforço devem ser evitadas por ,no mínimo, um período de  4 a 6 semanas. Provavelmente o paciente será capaz de retornar ao trabalho em 2 a 4 semanas.

Qual o período de Recuperação depois da Cirurgia do Abdômen?

O inchaço pode levar vários meses para desaparecer completamente. Já a totalidade do resultado da cirurgia pode ser percebido em até um ano ou mais.

Quer saber mais sobre os benefícios do procedimento para você ou seu familiar?

Faça seu Agendamento! Basta clicar no botão logo abaixo. Será um prazer conversar pessoalmente com você!

Dr. André Valiati
Cirurgião Plástico

Dr. André Valiati é especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atender os pacientes de forma única, aliando conhecimento científico com senso estético, sem nunca esquecer da saúde como um todo, é o foco com que o Dr. André Valiati exerce sua atividade.

START TYPING AND PRESS ENTER TO SEARCH